Meu Laboratório

Por Marco Antonio F. Lessa   

                       

 

 

 

                                                     
 
Apresentação

Partindo do princípio que vivemos e interagirmos no mundo físico, regido por leis, extraídas da tentativa de explicar os fenômenos naturais nos quais estamos em contato cotidianamente, seria um contrassenso, estudarmos tais conceitos desvinculados do fazer cotidiano, e de forma teórica.  As atividades experimentais são fundamentais para levarem os alunos a superarem as concepções empírico-indutivistas da Ciência, proporcionando também o desenvolvimento de outras habilidades, tais como questionar, investigar, refletir, interagir entre outras. Promovendo a argumentação dos alunos, a incorporação de ferramentas matemáticas e a transposição do conhecimento para a vida profissional e social.  Essa proposta de trabalho pretende evidenciar algumas estratégias de construção e utilização de equipamentos de baixo custo, associado as novas tecnologias (coleta automática de dados), motivando os futuros professores. A proposta está ancorada na teoria socio-interacionista de Vygotsky, nos três Momentos Pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti (1992) e na Estratégia Maker proposto por Resnic e Rosenbaum, (2013). Pretendemos ao longo deste trabalho evidenciar a importância das aulas experimentais no Ensino de Ciências; incentivar o trabalho em grupo e a discussão referente a preparação de aulas experimentais com materiais alternativos; Elaborar uma proposta para o professor referente a aplicação e utilização de práticas experimentais; Construir como produto educacional, um acervo multimídia de apoio aos professores de Física e/ou ciências, para a construção, reprodução, discussão e divulgação  dos experimentos propostos, através de um sítio específico para este fim.  www.meulaboratorio.marco.pro.br. Este trabalho deverá ser realizado junto aos cursos de Licenciatura (Física, Química e Ciências Biológicas) oferecido pelo Campus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG), do Instituto Federal Sul Rio-Grandense – IFSUL, através de um curso de extensão (oficina) com carga horária de 21 h.

 

Palavras-chave: Física térmica, aulas práticas, ensino de ciências, experimentos de física térmica.