|
Partindo do
princípio que vivemos e interagirmos no
mundo físico, regido por leis, extraídas
da tentativa de explicar os fenômenos
naturais nos quais estamos em contato
cotidianamente, seria um contrassenso,
estudarmos tais conceitos desvinculados
do fazer cotidiano, e de forma teórica.
As atividades experimentais são
fundamentais para levarem os alunos a
superarem as concepções
empírico-indutivistas da Ciência,
proporcionando também o desenvolvimento
de outras habilidades, tais como
questionar, investigar, refletir,
interagir entre outras. Promovendo a
argumentação dos alunos, a incorporação
de ferramentas matemáticas e a
transposição do conhecimento para a vida
profissional e social. Essa
proposta de trabalho pretende evidenciar
algumas estratégias de construção e
utilização de equipamentos de baixo
custo, associado as novas tecnologias
(coleta automática de dados), motivando
os futuros professores. A proposta está
ancorada na teoria socio-interacionista
de Vygotsky, nos três Momentos
Pedagógicos propostos por Delizoicov e
Angotti (1992) e na Estratégia Maker
proposto por Resnic e Rosenbaum, (2013).
Pretendemos ao longo deste trabalho
evidenciar a importância das aulas
experimentais no Ensino de Ciências;
incentivar o trabalho em grupo e a
discussão referente a preparação de
aulas experimentais com materiais
alternativos; Elaborar uma proposta para
o professor referente a aplicação e
utilização de práticas experimentais;
Construir como produto educacional, um
acervo multimídia de apoio aos
professores de Física e/ou ciências,
para a construção, reprodução, discussão
e divulgação dos experimentos
propostos, através de um sítio
específico para este fim.
www.meulaboratorio.marco.pro.br. Este
trabalho deverá ser realizado junto aos
cursos de Licenciatura (Física, Química
e Ciências Biológicas) oferecido pelo
Campus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG),
do Instituto Federal Sul Rio-Grandense –
IFSUL, através de um curso de extensão
(oficina) com carga horária de 21 h.
Palavras-chave:
Física térmica, aulas práticas, ensino
de ciências, experimentos de física
térmica.
|