Aplicação da
proposta:
Para efetivar a
proposta de trabalho, foi realizado um
curso de extensão (oficinas) com os
alunos dos cursos de Licenciaturas de
Física, Química e Ciências Biológicas
oferecidos pelo Campus Pelotas –
Visconde da Graça (CaVG), do Instituto
Federal Sul Rio-Grandense – IFSUL, com
carga horaria de 21 h relógio.
O texto que se
segue trata, de um relato resumido do
que foi desenvolvido em cada semana, os
resultados detalhados das interações e
conclusões entre os grupos e o
professor, está colocado no produto
educacional, que constitui-se de um
hipertexto produzido para este fim.
meulaboratoriodefisica.marco.pro.br
Semana 1. O início
do curso foi realizado com uma breve
apresentação da proposta de trabalho,
dando uma ideia de como as atividades
seriam desenvolvidas e quais os
objetivos a serem alcançados.
Com objetivo de
sensibilizar o grupo, ao tema
experimentos de baixo custo foi
apresentada uma série de experimento com
materiais de baixo custo e fácil
aquisição, nas diversas áreas da física
como: Mecânica dos fluidos, com
experimentos sobre o princípio de Stevin,
Pascal e Arquimedes. Na sequência os
experimentos de Mecânica geral
envolvendo a estática, cinemática e a
dinâmica e por últimos os experimentos
de eletricidade e magnetismo.
Como última
atividade da primeira semana, foi
apresentada a plataforma Arduino e
procedimento para coleta automática de
dados utilizando o PLX-DAQ, suas
interfaces de Hardware e Software.
Também foi realizado o experimento para
determinar a capacidade térmica de um
calorímetro simples com coleta
automática de dados.
Semana 2.
Abrimos a segunda semana com a aplicação
de um teste (pré-teste) sob concepções
alternativas.
O tema de
trabalho da semana foi (termometria) o
estudo da temperatura e seus processos
de medição. Os conceitos trabalhados
foram: Temperatura, equilíbrio térmico,
escalas termométricas e termômetros
O problema proposto
para esta semana foi: Como medir a
temperatura de um sistema?
Experimentos
propostos: Termoscópio e termômetro de
líquido e gás.
Conforme
planejado, em um primeiro momento, foi
solicitado aos alunos participantes que,
escrevessem em uma folha de papel o que
eles entendiam por temperatura, e como
medi-la? O que são escalas termométricas
relativas e absolutas? Após realizada a
tarefa foi solicitado a todos
manifestarem-se oralmente comentando o
que tinham escrito sobre o tema. Após
ouvir atentamente os relatos ficou
evidente que um bom percentual dos
alunos participantes tinha conceitos
muito ligados ao senso comum (concepções
alternativas). Preocupante a essa
altura, pois sendo alunos oriundos do
ensino médio, onde estes conceitos já
tinham sido trabalhados, e pelo
constatado não houve assimilação devida
dos mesmos.
Em um segundo
momento foi solicitado que, reunidos em
grupo projetassem e construíssem um
instrumento para medir a temperatura de
um sistema. Antes do início da tarefa
foi trabalhado os conceitos
relacionados, através de
questionamentos, com o intuito de
faze-los pensar, procurar, associar e
raciocinar , para que os alunos viessem
a reelaborar estes conceitos de forma
cientificamente aceitas, tudo isso
associado a exemplos ligados a situações
do cotidiano, como medir a temperatura
do corpo humano, a diferença entre
termômetro clinico e de laboratório, a
importância da grandeza temperatura nos
processos industriais e ecossistemas.
(maiores detalhamentos no produto
educacional)
O experimento
sugerido inicialmente (Desenvolvido em
pormenores no produto educacional) foi
um modelo consagrado de um termoscópio,
(aparato utilizado para caracterizar
qualitativamente o estado térmico de um
sistema) que é constituído por um frasco
transparente, uma rolha, um tubo fino e
transparente e por último um corante
(Anilina comestível) e um frasco com
água. Foi também sugerido que testassem
outra substância indicadora (Álcool) e
tubos de diferentes diâmetros internos.
Estas variações levaram os alunos a
observar diferentes comportamentos do
termoscópio, diante da verificação
qualitativa do estado térmico em
sistemas idênticos, questionado o
observado, foram levados a procurar
explicações que corroborassem as
conclusões obtidas, suscitando conceitos
e relações como massa específica, peso,
volume, diâmetro, altura, tempo e força.
Outros experimentos
trabalhados, foram os termômetros de
líquido e o termômetro a gás,
confeccionados com o mesmo material
utilizado no termoscópio, estes
termômetros tornam-se extremamente uteis
na medida que através da sua construção
os alunos são levados a trabalhar
conceitos e relações como estados
térmicos da matéria e suas propriedades,
substância termométrica, grandezas
termométrica, pressão, volume, diâmetro,
força, pontos fixos, escalas
termométricas, equilíbrio térmico,
escalas relativas, escalas absolutas,
funções lineares, densidade absoluta.
Termômetro digital:
com o auxílio da plataforma Arduino e de
um circuito integrado CI - LM35 (sensor
de temperatura) foi possível construir e
demostrar um termômetro digital com
precisão em décimos de grau, muito útil
em experimentos de termologia. A
construção deste instrumento será
explorada em outro trabalho, que versará
sobre tema específico de utilização de
meios tecnológicos no ensino e
aprendizagem de ciências físicas. No
momento foi demostrado sua utilização em
função de sua precisão, simplicidade de
produção e baixo custo de fabricação.
Como complemento
foi solicitado uma tarefa individual
para que escrevessem um texto sobre a
história e a evolução do assunto da
semana (termometria).
Semana 3. Abrimos a
terceira semana com o tema de trabalho (dilatometria)
estudo e medição das variações das
dimensões de corpos sólidos em função da
variação de temperatura sofrida. Os
conceitos trabalhados foram:
Coeficientes de dilatação, linear
superficial e volumétrico, tensão
térmica.
O problema proposto
para esta semana foi: Como retirar um
pino de alumínio engripado em um
cilindro de aço?
Experimentos
propostos: Dilatômentro linear, lâminas
bimetálicas e um anel de Gravesande
customizado para evidenciar não só a
dilatação volumétrica com também a
superficial.
Seguindo o
planejamento, foi solicitado aos alunos
participantes que, escrevessem em uma
folha de papel o que eles entendiam por
expansão térmica, e como mensurá-la? O
que é? E onde se evidencia o conceito de
tensão térmica? Após realizada a tarefa
foi solicitado a todos manifestarem-se
oralmente comentando o que tinham
escrito sobre o tema. Após ouvir
atentamente os relatos ficou evidente,
novamente, que um bom percentual dos
alunos participantes tinha conceitos
muito ligados ao senso comum (concepções
alternativas).
Em um segundo
momento foi solicitado que, reunidos em
grupo projetassem e construíssem um
equipamento que possibilitasse, mesmo
que qualitativamente, identificar as
alterações sofridas nas dimensões de um
corpo sólido em função da variação de
temperatura a que o mesmo fosse
submetido. Antes do início da tarefa,
novamente, foi trabalhado os conceitos
relacionados, através de questionamentos
e exemplos ligados a situações do
cotidiano, para que os alunos viessem a
reelaborar estes conceitos de forma
cientificamente aceitas.
O experimento
sugerido inicialmente (Desenvolvido em
pormenores no produto educacional) foi
um modelo simples de Dilatômentro linear
, (aparato utilizado para caracterizar
qualitativamente a variação de uma
dimensão de corpos sólidos) é
constituído por uma base de madeira,
dois suportes longitudinais, onde em uma
das extremidades é fixo um fio rígido de
cobre, por exemplo, (25cm) na
extremidade oposta o fio está apenas
apoiado no suporte, permitindo mover-se
livremente, abaixo do fio é colocado um
perfil em “U” de alumínio que suporta um
cadarço de algodão embebido em álcool.
Junto a extremidade livre do fio, é
colocado um apoio em madeira que possui
uma haste de metal, formando um pêndulo
rígido, este é apoiado a extremidade
livre do fio, permitindo assim verificar
sua alteração de comprimento (expansão).
Foi sugerido que testassem fios rígidos
de diferentes materiais, tempos
distintos de aquecimento e diferentes
comprimentos iniciais. Estas variações
levaram os alunos a observar diferentes
comportamentos do indicador presente no
aparelho. Diante da verificação
qualitativa do observado, os alunos
foram questionados, procurando
orientá-los na procura de explicações
que corroborassem as conclusões obtidas,
suscitando conceitos e relações como
comprimento, temperatura, coeficiente de
dilatação linear, substância, peso,
volume, diâmetro, tempo e força.
Outro experimento
trabalhado, dizia respeito as lâminas
bimetálicas, neste caso, sugeriu-se
utilizar um papel acartonado e papel
alumínio, sendo unido por cola
instantânea. Muito embora não tenha, em
seus componentes um par de metais
distintos, o princípio se fez presente e
representa muito bem o fenômeno a ser
estudado. Através da sua construção os
alunos foram levados a trabalhar
conceitos e relações como estados
térmicos da matéria e suas propriedades,
substância termométrica, grandezas
termométricas, pressão, volume,
diâmetro, força, pontos fixos, escalas
termométricas, equilíbrio térmico,
escalas relativas, escalas absolutas,
funções lineares, densidade absoluta.
Como complemento
foi solicitado uma tarefa individual
para que escrevessem um texto sobre a
história e a evolução do assunto da
semana (dilatometria).
Semana 4. Abrimos a
quarta semana com o tema de trabalho,
dilatação térmica dos líquidos. Os
conceitos trabalhados foram: Dilatação
aparente de um líquido, coeficiente de
dilatação volumétrico, e dilatação
anômala da água.
Os problemas
propostos para esta semana foram:
Identificar as limitações de um
termômetro de líquido, cuja substância
termométrica é a água.
Qual seria a
mudança do nível do mar, unicamente como
resultado da expansão térmica da água,
se a temperatura da água de todos
oceanos aumentasse de
Dt
= 1,0ºC?
Experimentos
propostos: Termômetros de líquido
(substâncias termométricas – água e
glicerina),
Seguindo o
planejamento, foi solicitado aos alunos
participantes que, escrevessem em uma
folha de papel o que eles entendiam por
expansão térmica dos líquidos, e como
mensurá-la? Após realizada a tarefa foi
solicitado a todos manifestarem-se
oralmente comentando o que tinham
escrito sobre o tema. Após ouvir
atentamente os relatos, foi recorrente o
fato de que um bom percentual dos alunos
participantes tinha conceitos muito
ligados ao senso comum (concepções
alternativas).
Em um
segundo momento foi solicitado que,
reunidos em grupo, novamente utilizassem
os materiais com os quais foram feitos
os termoscópio e, a partir destes,
reconstruísse o termômetro de líquido
(água) associando uma escala ao
termoscópio (termômetro), logo após
construísse um novo termômetro cuja
substância termométrica era glicerina,
com objetivo de evidenciar as
características, e portanto a diferença
de comportamento das duas substâncias
termométricas relacionado a variação de
temperatura. Através do comportamento
apresentado pelo termômetro cuja
substância termométrica era água, em um
sistema de temperaturas variando no
intervalo de -1 a 5 graus Celsius, ficou
evidente o comportamento peculiar da
água, o que levou a uma discussão sobre
implicações nas diversas áreas de
conhecimento envolvendo a física,
química e biologia. Antes do início da
tarefa, novamente, foi trabalhado os
conceitos relacionados, através de
questionamentos e exemplos ligados a
situações do cotidiano, para que os
alunos viessem a reelaborar estes
conceitos de forma cientificamente
aceitas.
Como complemento
foi solicitado uma tarefa individual
para que escrevessem um texto sobre a
implicação do comportamento anômalo da
água nas diversas áreas de estudo.
Semana 5. O
assunto da quinta semana versou sobre a
calorimetria: Os conceitos trabalhados
foram: Energia Interna, Energia Térmica
em trânsito (calor) suas manifestações,
unidades e processos de medição, calor
sensível e calor latente, trocas de
calor.
O problema proposto
foi uma análise dos rótulos de alimento
que tratam da quantidade de energia por
porção em joules e a relação com a
energia dispendida para executar tarefas
do cotidiano.
Experimentos
propostos: Determinação do calor
específico do óleo de cozinha,
capacidade térmica da água e capacidade
térmica de um calorímetro simples.
Conforme planejado,
em um primeiro momento, foi solicitado
aos alunos participantes que,
escrevessem em uma folha de papel o que
eles entendiam por calor, e como
medi-lo? O que é energia interna? Após
realizada a tarefa foi solicitado a
todos manifestarem-se oralmente
comentando o que tinham escrito sobre o
tema. Os relatos não fugiram do
constatado anteriormente, ficou evidente
que um bom percentual dos alunos
participantes tinha conceitos muito
ligados ao senso comum (concepções
alternativas).
Em um segundo
momento foi solicitado que, reunidos em
grupo projetassem e construíssem um
experimento em que fosse possível
evidenciar o conceito de calor,
capacidade térmica e calor específico.
Antes do início da tarefa foi trabalhado
os conceitos relacionados, através de
questionamentos, com o intuito de
faze-los pensar, procurar, associar e
raciocinar , para que os alunos viessem
a reelaborar estes conceitos de forma
cientificamente aceitas, tudo isso
associado a exemplos ligados a situações
do cotidiano, mostrando a importância do
conceito de calor (grandeza) nos
processos industriais e ecossistemas.
(maiores detalhamentos no produto
educacional)
O experimento
sugerido inicialmente (Desenvolvido em
pormenores no produto educacional) foi
um modelo simples de calorímetro,
(aparato utilizado para estudar a troca
de calor entre corpos) que é constituído
por um frasco externo de isopor com
tampa do mesmo material, um fraco
interno de alumínio, um termômetro e uma
haste metálica com a função de agitador
manual. Foi também sugerido que
determinassem a capacidade térmica do
referido calorímetro, para após proceder
a determinação do calor específico de
corpos de prova:
alumínio e chumbo.
Estas observações levaram os alunos a
constatar diferentes comportamentos dos
materiais, diante da verificação
quantitativa do calor especifico em
sistemas de trocas de calor ,
questionado o observado, foram levados a
procurar explicações que corroborassem
as conclusões obtidas, suscitando
conceitos e relações como massa
específica, peso, volume, diâmetro,
altura, tempo, calor específico e
capacidade térmica.
Outros experimentos
trabalhados, foram a determinação do
calor específico do óleo de cozinha e a
capacidade térmica da água. Os
experimentos mostraram-se extremamente
uteis na medida que através da sua
concepção e execução, os alunos são
levados a trabalhar conceitos e relações
como estados térmicos da matéria e suas
propriedades, calor específico,
capacidade térmica e outras grandezas
como: massa, pressão, volume, diâmetro,
pontos fixos, escalas termométricas,
equilíbrio térmico, escalas relativas,
escalas absolutas, funções lineares,
densidade absoluta.
Como complemento
foi solicitado uma tarefa individual
para que escrevessem um texto sobre a
história e a evolução do assunto da
semana (calor).
Semana 6. Na sexta
semana
continuamos com o tema calor, explorando
seus processos de transferência e
implicações no que diz respeito a clima,
conforto térmico em habitações.
Os conceitos trabalhados foram:
Transferência de calor por condução,
convecção e radiação.
O problema proposto
para esta semana foi: Quanto calor e
transferido para uma peça, por uma
parede de alvenaria em um dia, se o
ambiente for mantido a uma temperatura
de 21ºC?
Experimentos
propostos: transferência de calor
através de uma peça de metal(condução),
transferência de calor em fluídos
(ventoinha – ar aquecido).
Conforme planejado,
em um primeiro momento, foi solicitado
aos alunos participantes que,
escrevessem em uma folha de papel o que
eles entendiam sobre a transferência de
calor? Como se processa? Após realizada
a tarefa foi solicitado a todos
manifestarem-se oralmente comentando o
que tinham escrito sobre o tema. Após
ouvir atentamente os relatos novamente
constatou-se alguns alunos participantes
persistiam com conceitos ligados ao
senso comum (concepções alternativas).
Em um segundo
momento foi solicitado que, reunidos em
grupo projetassem e construíssem
aparelhos que permitissem a constatação
da transferência de calor por seus
diversos meios. Antes do início da
tarefa foi trabalhado os conceitos
relacionados, através de
questionamentos, com o intuito de
faze-los pensar, procurar, associar e
raciocinar , para que eles viessem a
reelaborar estes conceitos de forma
cientificamente aceitas, tudo isso
associado a exemplos ligados a situações
do cotidiano, como funciona os
equipamentos de refrigeração horizontal
em estabelecimentos comerciais, como
manter o conforto térmica em nossas
residências, a importância da grandeza
calor nos processos industriais e
ecossistemas. (maiores detalhamentos no
produto educacional)
Os experimentos
sugeridos inicialmente (Desenvolvido em
pormenores no produto educacional) foram
três modelos de equipamentos que
demonstram facilmente os processos de
transferência de calor por condução,
convecção e irradiação. Como complemento
foi solicitado uma tarefa individual
para que escrevessem um texto sobre a
história e a evolução do assunto da
semana (Máquinas a vapor).
Semana 7. Foi
realizada uma discussão geral sobre os
temas tratados e os experimentos
realizados. De forma geral foi
constatado que a experimentação, com
materiais de baixo custo, não desmerecem
em nada estas atividades, muito pelo
contrário, faz com que não só os alunos,
mas também os professores, tenham uma
liberdade de criar, produzir e avaliar
os resultados deste processo, que via de
regra são pouco ativo, se não, na
maioria das vezes um processo repetitivo
descontextualizado das vivencias do
cotidiano e da realidade como um todo.
Trazendo uma abordagem mais eficiente e
motivadora para o ensino de ciências em
geral.
Na sequência foi
aplicado um(pós-teste) sobre as
concepções alternativas de calor,
temperatura e energia interna proposto
por Silveira e Moreira (1996).