O procedimento
metodológico adotado nesta dissertação,
de caráter qualitativo, constará de um
relato de experiencia das atividades
propostas em um curso de extensão (na
forma de Oficina), que consiste no
desenvolvimento de atividades
experimentais de cunho investigativo,
onde o aluno é provocado através de uma
situação-problema, planejar, documentar
e pôr em prática a montagem de
experimentos explorando as questões
construtivas e conceituais relacionadas
ao referido problema.
Portanto, as
atividades aqui propostas serão
desenvolvidas, aplicadas e avaliadas,
para que assim o resultado final
apresentado tenha sido minimamente
testado em situações de sala de aula.
Este trabalho
deverá ser realizado junto aos cursos de
Licenciaturas de Física, Química e
Ciências Biológicas oferecidos pelo
Campus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG),
do Instituto Federal Sul Rio-Grandense –
IFSUL, através de um curso de extensão
(oficina) com carga horaria de 21 h
relógio.
Este projeto tem
por objetivo desenvolver um trabalho de
qualificação de alunos da Licenciatura
do IFSul/CaVG. O trabalho é composto por
uma revisão teórica dos conteúdos, por
experimentos aplicáveis aos Ensino
Fundamental e/ou Médio e por um
hipertexto de apoio ao professor.
Ao elaborarem-se as
atividades, considerou-se que o aluno
deve ser capaz de reproduzir o fenômeno
pela sua própria ação, ser capaz de
variá-la a fim de observar as variações
correspondentes. Isso oportunizará a
estruturação das regularidades inerentes
a cada fenômeno. Mas para que isso
ocorra, tem-se que escolher fenômenos em
que a reação do objeto seja imediata e
perfeitamente visível.
O curso proposto é
na forma de uma oficina dividida em sete
(7) semanas com encontros de três horas
(3h) semanais (três encontros semanais
de uma hora ), totalizando, portanto,
21h . A cada encontro será solicitado e
desenvolvido um conjunto de experimentos
dentro do tema Física Térmica,
direcionado ao ensino médio e/ou
fundamental. Experimento este
confeccionado com materiais de fácil
obtenção e baixo custo, sendo
acompanhado de um roteiro para o
professor. Os temas dos trabalhos serão
colocados no primeiro encontro e devem
ser desenvolvidos em grupos com no
máximo três integrantes cada. Todas as
atividades partirão de
situações-problema que evidenciem a sua
utilização no cotidiano e planejadas de
acordo com os Três Momentos Pedagógicos.
Apresentação da
proposta didática
Esta dissertação
tem por objetivo contribuir para a
qualificação de alunos das licenciaturas
do IFSul/CaVG. O trabalho consiste em
um relato de experiência, referente a
aplicação de um curso de extensão, que é
composto por uma revisão teórica dos
conteúdos selecionados (Física Térmica),
por experimentos utilizando materiais de
baixo custo e fácil obtenção, sobre o
mesmo tema, aplicáveis ao Ensino
Fundamental e/ou médio, uma aplicação
tecnológica (coleta automática de dados)
e por um hipertexto de apoio ao
professor (produto educacional).
O curso proposto
foi na forma de oficinas, divididas em
sete semanas com três encontros semanais
de uma hora relógio. Totalizando,
portanto, 21 horas.
A primeira semana,
consiste na apresentação da proposta de
trabalho para os participantes,
demonstração de experimentos com
materiais de baixo custo, nas diferentes
áreas da física, com o objetivo de
sensibilização ao tema (Experimentos com
materiais de baixo custo). Na sequência
apresentamos a forma para utilizar a
plataforma de prototipagem ARDUINO, na
aquisição automática de dados como:
temperatura, massa e pressão. Essas
grandezas são necessárias para o
desenvolvimento das atividades
experimentais de Física Térmica. Dentro
da filosofia maker “aprender fazendo” e
com objetivo de redução de custos,
aliado a utilização dos meios
tecnológicos, será apresentado, um
termômetro, uma balança de precisão e um
barômetro, bem como os procedimentos
para produzir estes instrumentos e
equipamentos, a custo muito baixo e
grande versatilidade para utilizar nas
demais atividades propostas durante o
curso.
A segunda semana
começa com a aplicação de um teste
(pré-teste) sobre concepções
alternativas
de calor,
temperatura e energia interna (Anexo A)
proposto por Silveira e Moreira (1996).
Na sequência, o conteúdo a ser
trabalhado, versa sobre temperatura e
seus efeitos, fazendo uma análise do
ponto de vista macroscópico e
microscópico e seus processos de
medição. Também são analisados o
equilíbrio térmico, o funcionamento dos
termômetros e as escalas termométricas.
Para finalizar discutiremos experimentos
associados a construção e a utilização
de termoscópio e termômetros a gás.
O tema da terceira
semana é a dilatação de corpos sólidos.
Trataremos os efeitos da dilatação
térmica, procurando evidenciar as
aplicações práticas desse efeito tais
como: as juntas de dilatação de pontes e
viadutos, as restaurações dentárias,
aplicações de lâminas bimetálicas em
disjuntores, as diferenças entre vidro
pirex e vidro comum utilizado em pratos
e vidraria de laboratório etc.
Discutiremos
experimentos associados a dilatação
linear, superficial e volumétrica dos
sólidos, como, por exemplo, a construção
de um Dilatômentro linear e de um anel
de Gravesande customizado para
evidenciar não só a dilatação
volumétrica com também a superficial.
O tema da quarta
semana será discussão teórica e
experimental da dilatação térmica dos
líquidos. Teremos atenção especial com a
dilatação aparente dos líquidos e a
dilatação anômala da água. Vamos
discutir a importância da dilatação
anômala da água numa perspectiva
interdisciplinar.
A quinta semana tem
como tema de estudo e discussão a
calorimetria: A energia térmica, o
estudo do calor e suas manifestações,
unidades e processos de medição, calor
sensível, calor latente, trocas de
calor.
Sexta semana
continuamos com o tema calor explorando
seus processos de transferência e
implicações no que diz respeito a clima,
conforto térmico em habitações.
Na sétima e última
semana, será reservada a uma discussão
geral sobre os temas tratados e os
experimentos realizados, bem como a
aplicação de um teste (pós-teste) sobre
as concepções alternativas de calor,
temperatura e energia interna proposto
por Silveira e Moreira (1996).
Os temas semanais
serão desenvolvidos da seguinte forma:
em um primeiro momento será solicitado
aos participantes que escrevam no papel
o que eles entendem sobre o assunto
tratado em cada encontro (temperatura,
calor, energia interna, etc...), logo
será solicitado a cada integrante, uma
manifestação oral sobre o que foi
escrito. Com base no exposto pelos
estudantes, será realizada uma análise
dos dados levantados e, se necessário,
trabalhar os conceitos científicos
exigidos a cada tema em forma de
questionamentos, exemplos e situações
práticas, onde os participantes serão
levados a reelaborar determinados pontos
que careçam de um aprimoramento, visto
que alguns podem ainda manter conceitos
oriundos da sua vivência cotidiana não
cientificamente aceitos. (senso comum -
concepções alternativas). Mesmo já tendo
passado pelo ensino médio onde estes
conceitos já deveriam estar em um
patamar de aceitação científica.
Com base nos três
momentos pedagógicos propostos por
Delizoicov e Angotti (2007), será
proposto um problema inicial para a
discussão com os alunos referente ao
tema de cada encontro, com base nos
dados, conceitos necessários levantados
previamente conforme descrito no
parágrafo anterior. Será trabalhado sob
orientação do professor a sistematização
dos conteúdos e conceitos
cientificamente aceitos de forma a ter a
compreensão do tema e da problematização
proposta, bem como a aplicação destes
conceitos a situações do cotidiano dos
alunos que envolvam o mesmo princípio.
Dentro da filosofia
Maker “aprender fazendo”. Na sequência
os alunos trabalharam o tema apresentado
sob a forma de construção de um
equipamento com materiais de baixo custo
e fácil aquisição, equipamento este que
terá a utilidade prática de possibilitar
a identificação e aplicação dos
conceitos físicos que envolve a
compreensão do fenômeno estudado.
A coleta de dados
será realizada pela análise do pré-teste
e do pós-teste realizados no início e
término do curso e da entrevista com os
alunos que participaram da oficina.
Também analisaremos os materiais
produzidos pelos educandos referente às
atividades propostas tais como: vídeos e
documentos escritos (relatos de
planejamento e execução das atividades
propostas). Outras fontes de dados serão
as observações realizadas na execução do
curso e as entrevistas realizadas ao
final das oficinas.
Durante a pesquisa,
Gil (2008) aponta que, a função do
pesquisador, enquanto professor deverá
observar, registrar e documentar todo o
tipo de situações a fim de reunir
subsídios para a coleta de dados sobre
os experimentos construídos e utilizados
pelos alunos na solução das tarefas
propostas.
Para Sampieri et
al. (2013) a observação qualitativa não
é uma mera contemplação, e sim, implica
em entrarmos profundamente em situações
sociais e mantermos um papel ativo,
assim como uma reflexão permanente,
estarmos atentos aos detalhes,
acontecimentos, eventos e interações.
Para os autores um bom observador
qualitativo precisa saber ouvir e
utilizar todos os sentidos, prestar
atenção nos detalhes, possuir
habilidades para decifrar e compreender
condutas não verbais, ser reflexivo e
disciplinado para fazer anotações, assim
como flexível para mudar o foco da
atenção, se for necessário.
Segundo Gil (2008)
a observação constitui elemento
fundamental para a pesquisa e é sempre
utilizada na coleta de dados, conjugada
a outras técnicas ou utilizada de forma
exclusiva. A observação apresenta como
principal vantagem, em relação a outras
técnicas, a de que os fatos são
percebidos diretamente, sem qualquer
intermediação (GIL, 2018, p. 100).
Gil (2008) também
afirma que a observação participante (ou
observação ativa) consiste na
participação real no grupo ou em uma
situação determinada. Neste caso, o
observador assume, pelo menos até certo
ponto, o papel de um membro do grupo.
Daí por que se pode definir observação
participante como a técnica pela qual se
chega ao conhecimento da vida de um
grupo a partir do interior dele mesmo.
5. Produto
Educacional
A presente proposta
de trabalho tem como produto educacional
um acervo multimídia, (hipertexto) de
apoio aos professores de Física e/ou
ciências, com orientações para a
construção, discussão e ampliação dos
experimentos de Física Térmica que foram
desenvolvidos ao longo do curso. Será
disponibilizado na forma de um blog (meulaboratoriodefisica.blogspot.com).
Através da análise
dos dados coletados durante a aplicação
desse curso de extensão (na forma de
oficinas), objetiva-se criar uma
proposta para a utilização de
experimentos construídos com materiais
de baixo custo, fácil aquisição e
aplicação. Acredita-se que as aulas
experimentais potencializam a
aprendizagem quando fazem relação dos
conceitos físicos com o cotidiano do
aluno.
Procura-se com este
trabalho colocar em evidência a
importância das aulas experimentais no
ensino da Física. Espera-se que os
licenciados, futuros professores,
adquiram a autonomia necessária para
planejar, produzir e aplicar, na sua
prática docente, experimentos com
materiais de fácil obtenção, baixo custo
de aquisição.
Durante as
oficinas procuraremos mostrar a riqueza
da interação social que a atividade
experimental desencadeia, sendo ela em
pequenos grupos ou mesmo uma atividade
de demonstração. Num experimento não é
possível desprezar fatores ambientais,
como temperatura, umidade, pressão
atmosférica, vento, claridade, atrito,
além das intercorrências da própria
montagem – ajustes, adaptações e
imprevistos. Todos esses fatores podem
ser objeto de questionamentos que
enriquecem a interação social.
A Tabela 1 mostra
de forma resumida o cronograma previsto
para a realização da pesquisa e das
demais atividades a serem desenvolvidas
durante o mestrado. Todas as despesas
para execução do projeto serão custeadas
com verba própria.
Tabela 1.
Cronograma
|
Atividades |
Mês (2018) |
|
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
11 |
12 |
|
Disciplinas |
|
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
Mês (2019) |
|
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
11 |
12 |
|
Disciplinas |
|
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
|
|
|
Elaboração do Projeto de
Pesquisa |
|
X |
X |
X |
X |
X |
|
|
|
|
|
|
|
Apresentação do Projeto de
Pesquisa |
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
|
|
|
Preparação do curso de
extensão |
|
|
|
|
|
|
X |
X |
X |
X |
|
|
|
Curso de extensão |
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
X |
|
|
|
|
Mês (2020) |
|
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
11 |
12 |
|
Análise da aplicação do
Curso |
X |
X |
X |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Defesa da Dissertação com
Apresentação dos Resultados |
|
|
x |
|
|
|
|
|
|
|
|
|